Peça do Mês

Chumbeira

By 20 Maio, 2020 No Comments

Peça do mês - Setembro 2020

Todos os meses, o Museu da 1ª Demarcação destaca uma, das suas diversas peças. As quais integram o acervo divulgado através da nossa exposição permanente. Venha descobrir qual é a peça do mês e fique a conhecer um pouco mais sobre a nossa História.

“A Companhia Geral das Vinhas do Alto Douro é, sem exageração, a base principal do comércio desta cidade, um dos maiores e mais fecundos ramos que o promove; e a grande alma que o anima, assim na indústria como nos interesses gerais.”

Agostinho Rebelo da Costa, 1789

Durante os séculos XVIII e XIX, a Chumbeira era utilizada para identificar as tabernas do Porto e arredores que serviam em exclusivo os vinhos da Companhia. A mesma continha a marca CADP, estando presente em todas as carregações da Companhia, esta marca foi desenhada de forma a permitir várias leituras, correspondentes às diferentes designações pelas quais a Empresa era conhecida, assentes em três elementos essenciais: Companhia, Alto Douro e Porto. As letras sobrepostas V e A, em baixo, traduzem o objeto comercial da Companhia: vinhos, aguardentes e vinagres.

Material
Metal

Datação
Séc. XVIII

Coleção
Real Companhia Velha

Dimensões
A. 12,5 x L. 1,7 x C. 16,8 cm

COFINANCIADO POR