Peça do Mês

Matriz de Impressão

Julho de 2019

Todos os meses, o Museu da 1ª Demarcação destaca uma, das suas diversas peças. As quais integram o acervo divulgado através da nossa exposição permanente. Venha descobrir qual é a peça do mês e fique a conhecer um pouco mais sobre a nossa história.

As matrizes eram utilizadas na impressão de elementos onde se encontrava representada a identidade corporativa da Real Companhia Velha. Esta matriz, em particular, apresenta assim diversos componentes iconográficos relevantes: o nome da Companhia, o seu logotipo, indicação de alguns tipos de vinhos produzidos, entre outros elementos característicos da temática vínica. No seu conjunto, os diversos objetos expostos realçam a evolução dessa mesma identidade comercial e institucional.

Esta peça encontra-se exposta no sétimo e último núcleo da exposição permanente patente no Museu da 1ª Demarcação. No conjunto onde se insere este exemplar, apresentam-se aos visitantes, as diferentes técnicas utilizadas: a impressão, a gravura, a litografia e a marcação a fogo.

Materiais
Madeira e metal

Datação
S/ data

Coleção
Real Companhia Velha

Dimensões
A. 21,5 x C. 15,5 x L. 2 cm