Peça do Mês

Secretária e cadeira – Conjunto de escritório da Quinta das Carvalhas

Abril de 2021

Todos os meses, o Museu da 1ª Demarcação destaca uma das peças da exposição permanente. Venha descobrir a peça do mês e fique a conhecer mais sobre a nossa História.

Em termos do conjunto selecionado, a secretária de formato arredondado é composta por um tampo e três pernas de madeira envernizada. É ainda composta por com seis gavetas (cinco das quais com puxadores em metal) que se distribuem pelo respetivo tampo. Este conjunto é também composto por uma cadeira de madeira envernizada e assento em palhinha. Os restantes objetos que se encontram sobre a secretária serão analisados posteriormente, ainda que pertençam ao mesmo conjunto presente na quinta área expositiva.

Assim para este mês, o Museu da 1ª Demarcação optou por selecionar um conjunto (secretária e cadeira) que reconstitui em parte um escritório existente na Quinta das Carvalhas, a principal quinta da empresa. A título de curiosidade, esta quinta localizada no coração do Pinhão foi adquirida pelo sr. Manuel da Silva Reis, em 1953, integrando posteriormente o conjunto de quintas pertencentes ao património da Real Companhia Velha.

Material
Madeira

Datação
Séc. XIX

Coleção
Real Companhia Velha

Dimensões
A. 78 cm x C. 143 cm x L. 117 cm