Peça do Mês

Alvará Régio

Setembro de 2019

Todos os meses, o Museu da 1ª Demarcação destaca uma, das suas diversas peças. As quais integram o acervo divulgado através da nossa exposição permanente. Venha descobrir qual é a peça do mês e fique a conhecer um pouco mais sobre a nossa história.

“Eu el-Rei. Faço saber…que os principais lavradores de cima do Douro, e homens bons da cidade do Porto, nelas enunciados, fizeram e ordenaram com meu real consentimento, para formarem uma Companhia, que sustentando competentemente a cultura das vinhas do Alto Douro, conserve ao mesmo tempo as produções delas na sua pureza natural, em benefício do comércio nacional e estrangeiro”.

A 10 de Setembro de 1756, por Alvará Régio de El-Rei D. José I, sob os auspícios do seu Primeiro-Ministro, Sebastião José de Carvalho e Mello, Conde de Oeiras e Marquês de Pombal, foi instituída a Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto-Douro.

Sendo este, o mês em que se comemora o 263º aniversário da Real Companhia Velha, esta peça enquanto documento fundador da Companhia é representativa e marca o início do seu percurso histórico. Esta peça insere-se na narrativa do terceiro núcleo expositivo onde se apresenta a Real Companhia Velha enquanto instituição privilegiada e majestática (1756-1834), com as suas prerrogativas e privilégios.

Materiais
Papel e couro

Datação
10 de Setembro de 1756

Coleção
Real Companhia Velha

Dimensões
A. 35,2 x C. 23 x L. 1.7 cm