Peça do Mês

Le Marquis de Pombal

Setembro de 2021

Todos os meses, o Museu da 1ª Demarcação destaca uma das peças da exposição permanente. Venha descobrir a peça do mês e fique a conhecer mais sobre a nossa História.

Sendo este o mês em que celebramos o 265º aniversário da Real Companhia Velha, selecionamos como peça do mês um pequeno retrato do Marquês de Pombal. Figura icónica da História nacional, teve também um papel de destaque na fundação da Companhia, em 1756.

Sebastião José de Carvalho e Melo, ocupa um lugar de relevo ao longo da exposição permanente patente no Museu da 1ª Demarcação. Em meados do século XVIII ele assume a Secretaria do Reino. Enquanto ocupa este lugar cimeiro na política nacional leva a cabo importantes reformas, tanto na vertente económica e política, como na vida social e religiosa do país.  No que diz respeito ao vinho do Porto, o Marquês de Pombal lançou a pedra basilar que levaria ao desenvolvimento territorial e comercial do Alto Douro Vinhateiro, tornando-o na 1.ª Região Vitivinícola Regulamentada do Mundo.

Autor
Desenho de C. Monnet Gravado por S. C. Miger

Material
Gravura

Datação
Séc. XVIII (?)

Coleção
Real Companhia Velha

Dimensões
A. 20,4 cm x C. 15 cm x L. 2,6 cm