Peça do Mês

Máscara de Stencil “Coroa”

Janeiro de 2023

Todos os meses, o Museu da 1ª Demarcação destaca uma das peças da exposição permanente. Venha descobrir a peça do mês e fique a conhecer mais sobre a nossa História.

No mês em que celebramos o vinho do Porto selecionamos um exemplar da nossa coleção de máscaras de stencil patente no sexto núcleo da exposição permanente do Museu da 1ª Demarcação. Através destes objetos ficamos a conhecer não só alguns dos locais para onde a Real Companhia Velha exportava o vinho produzido no Alto Douro Vinhateiro, mas também as suas características excecionais e especificidades.

Como já mencionamos anteriormente, as máscaras de stencil eram utilizadas na marcação de caixas de exportação, assim como na marcação de pipas onde repousava o vinho produzido no Douro. Estes são elementos relevantes para a perceção da evolução gráfica da marca, assim como da sua expansão comercial pelo Mundo. Neste caso, a máscara de stencil escolhida apresenta a imagem de uma coroa, um dos principais símbolos da Real Companhia Velha, enquanto Ex-majestática Companhia.

Material
Metal recortado

Datação
S/ data

Coleção
Real Companhia Velha

Dimensões
A. 13,7 cm x C. 12,4 cm x L. 0,1 cm