Picareto

By 5 Março, 2019 No Comments

Peça do mês - Novembro 2019

O picareto era utilizado na despampa, processo onde eram cortados os ramos junto às raízes da cepa assim como os “rebentos ladrões”, tendo como objetivo dar vigor à planta. Este instrumento encontra-se inserido no conjunto de peças que caracterizam as ferramentas e alfaias agrícolas que moldaram a paisagem característica da região do Douro. Venha conhecê-lo no primeiro núcleo da exposição permanente do Museu da 1ª Demarcação, onde explicamos como a conjuntura política e económica de Portugal, em meados do século XVIII originou a implementação da Real Companhia Velha, em 1756.

Materiais
Madeira e Ferro