Peça do mês - Junho 2020
Todos os meses, o Museu da 1ª Demarcação destaca uma das peças da exposição permanente. Venha descobrir a peça do mês e fique a conhecer mais sobre a nossa História.
A peça selecionada trata-se do mapa demonstrativo dos progressos da Aula Náutica que, debaixo da Inspeção da Junta de Administração da Companhia Feral da Agricultura e Vinhas do Alto Douro, se frequenta no Seminário dos Meninos Orfãos da Cidade do Porto, desde Janeiro até ao último de Dezembro de 1788, sendo lente dela José Monteyro Sallazar.
A Companhia foi responsável pela iniciativa da criação do ensino superior técnico no Porto. Uma vez que em 1762 é criada, a seu pedido, a Aula de Náutica, primeira escola de ensino superior público da cidade, destinada a preparar oficiais para as fragatas do Porto que protegiam a costa e as esquadras de comércio destinadas ao Brasil. À qual se associa posteriormente a Aula de Debuxo e Desenho dando origem à Academia Real de Marinha e Comércio em 1803, que se transforma algumas décadas depois na Academia Politécnica antecessora da Universidade do Porto.
Material
Papel, tinta
Datação
1788
Coleção
Real Companhia Velha
Dimensões
A. 97 x C. 77,5 x L. 4 cm