Mapa demonstrativo dos progressos da Aula Náutica

By 14 Maio, 2020 No Comments

Peça do mês - Junho 2020

A peça selecionada trata-se do mapa demonstrativo dos progressos da Aula Náutica que, debaixo da Inspeção da Junta de Administração da Companhia Feral da Agricultura e Vinhas do Alto Douro, se frequenta no Seminário dos Meninos Orfãos da Cidade do Porto, desde Janeiro até ao último de Dezembro de 1788, sendo lente dela José Monteyro Sallazar.

A Companhia foi responsável pela iniciativa da criação do ensino superior técnico no Porto. Uma vez que em 1762 é criada, a seu pedido, a Aula de Náutica, primeira escola de ensino superior público da cidade, destinada a preparar oficiais para as fragatas do Porto que protegiam a costa e as esquadras de comércio destinadas ao Brasil. À qual se associa posteriormente a Aula de Debuxo e Desenho dando origem à Academia Real de Marinha e Comércio em 1803, que se transforma algumas décadas depois na Academia Politécnica antecessora da Universidade do Porto.

Material
Papel, tinta