O Museu-Enoteca 17.56 é um espaço onde a cultura e a gastronomia se unem para criar um local único na cidade de Vila Nova de Gaia. O renovado edifício que alberga agora este novo espaço cultural, incorporou entre 1961 e 1972 a sede da Real Companhia Velha, posteriormente transferida para a sua localização atual.
Este imóvel conta com uma área de 3.000 m2, distribuída por dois pisos. No rés do chão, o visitante terá acesso ao Museu da 1ª Demarcação. A sua exposição permanente retrata a história da Real Companhia Velha, a Demarcação Pombalina, e a sua ligação com a temática do vinho do Porto. Neste espaço com cerca 438 m2, o discurso expositivo enaltece o importante espólio da Companhia, acompanhado por suportes interativos e por diversos elementos multimédia.
A zona de receção do Museu que apresenta também algumas peças do acervo da Real Companhia Velha, disponibiliza ainda uma bilheteira; um bengaleiro; uma florista e a loja do Museu. Aqui, o visitante poderá escolher entre dezenas de exemplares dos vinhos produzidos pela Real Companhia Velha. Ainda neste piso, a sala de provas apresenta-se como uma área polivalente, sendo utilizada para a dinamização de atividades no âmbito do serviço educativo do Museu.
A Enoteca situada no piso superior é também um espaço privilegiado, neste local poderá contemplar excecionais vistas sobre a ribeira do Porto. Para além do requintado restaurante, o espaço disponibiliza ainda um wine bar, o cigar club e a fromagerie. Aqui, o destaque vai para o vinho, o qual pode ser apreciado através de uma carta com mais de 500 referências.
Edifício
Museu-Enoteca 17•56
Piso 0
Informação / Bilheteira
Bengaleiro
WC