Todos os meses, o Museu da 1ª Demarcação destaca uma das peças da exposição permanente. Venha descobrir a peça do mês e fique a conhecer mais sobre a nossa História.
No mês em que a Real Companhia celebra o seu 267º aniversário escolhemos um objeto com um certo simbolismo pois representa também a primeira fase da empresa, enquanto companhia majestática. Esta cartela em talha dourada é contemporânea da fundação da Companhia, no século XVIII. Tendo a Companhia sido fundada por alvará régio do rei D. José I, várias peças da sua fase inicial detém as armas régias, símbolo da sua tutela majestática. Esta peça é proveniente da antiga Casa da Companhia, localizada na Rua das Flores, no Porto, local onde se estabeleceu a primeira sede da empresa até 1961.
A cartela, encontra-se assim em exposição no terceiro núcleo do percurso expositivo do Museu da 1ª Demarcação. Área que destaca através da sua narrativa, espolio e suportes interativos, os privilégios, obrigações e estatutos, desta que é a mais antiga empresa portuguesa com atividade ininterrupta no país. Num período cronológico balizado entre a sua fundação em 1756 e 1834 (ano em que perde os seus privilégios, com a chegada do liberalismo a Portugal).