A Real Companhia Velha instituída por Alvará Régio de El-Rei D. José I, a 10 de Setembro de 1756, detém uma presença secular e marcante na história do país e concretamente, na região Norte. Pois foi aí, que há mais de 260 anos criou, moldou, protegeu e elevou a Região Demarcada do Douro, tornando-a assim, na primeira Região Vinícola Regulamentada do Mundo.
Aquando do seu estabelecimento, esta Companhia de cariz majestático e repleta de privilégios e poderes públicos, possuía a sua própria jurisdição. A sua origem teve como base a conjuntura económica e política do país em meados do século XVIII. Nomeadamente a crise económica relacionada com a exportação do vinho do Douro, assim como a reorganização económica e mercantil levada a cabo pelo Marquês de Pombal. A Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro foi constituída por um conjunto de acionistas compostos pelos Homens Bons da cidade do Porto e pelos principais agricultores da região do Alto Douro. A sua missão primordial de regulamentação recaía sobre o comércio e sobre a qualidade do vinho proveniente da região Alto Duriense.
Através do nosso Museu, poderá ficar a conhecer a história da mais antiga empresa do país, com 262 anos de atividade ininterrupta. O seu percurso ficou marcado por grandes momentos de expansão e pela execução de grandes obras públicas, conseguindo ao longo do seu trajeto, superar todas as vicissitudes e obstáculos que se impuseram. A Real Companhia Velha é uma empresa focada no futuro, contudo orgulhosa do seu passado, e é assim que com o intuito preservar e divulgar a sua história, é instituído o Museu da 1ª Demarcação.