NotíciasServiço Educativo

Quiz – A História da Real Companhia Velha

By 1 Junho, 2021 No Comments

Dia Mundial da Criança 2021 - Quiz digital

Bem-vindos a mais uma atividade digital do serviço educativo do Museu da 1ª Demarcação, neste dia especial. O Quiz apresentado tem como base as informações disponibilizadas no livro iterativo infantil, que se encontra disponível online, clique aqui, e que tinha sido promovido digitalmente há um ano atrás.

Esta atividade é composta por 20 perguntas, tendo em consideração as informações disponibilizadas neste livro digital. E para as quais são apresentadas três respostas, sendo uma delas a correta. Esta é uma atividade para a toda a família e convidamos todos a participar. Conhecemos realmente a História da Companhia e da História do vinho do Porto?

Vamos então começar…

24

Quiz - A História da Real Companhia Velha

1 / 20

Pergunta 1 – A Região do Alto Douro Vinhateiro foi classificada pela Unesco, como Património da Humanidade em que ano:

2 / 20

Pergunta 2 – O vinho produzido na região do Douro já era consumido localmente há muitas centenas de anos. A partir de que século este vinho passa a ser exportado para outros países?

3 / 20

Pergunta 3 – O Tratado de Methuen que facilitava a comercialização dos vinhos portugueses, foi realizado em 1703, entre que países?

4 / 20

Pergunta 4 – O Marquês de Pombal institui a Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro, através do alvará régio promulgado por que Rei?

5 / 20

Pergunta 5 – Em que ano é fundada a Real Companhia Velha? Ela é estabelecida a 10 de Setembro de ….

6 / 20

Pergunta 6 – A Real Companhia Velha tinha como objetivo elevar e dar prosperidade ao vinho do Porto. Tendo esse objetivo quais eram as suas principais responsabilidades?

7 / 20

Pergunta 7 – A Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro criou a primeira região demarcada e regulamentada no Mundo. Como foi feita essa demarcação?

8 / 20

Pergunta 8 – O controle comercial dos vinhos produzidos no Alto Douro, por parte do Estado, na cidade do Porto, originou uma famosa manifestação, no dia 23 de Fevereiro de 1757. Como foi apelidada?

9 / 20

Pergunta 9 – A Tanoaria era um ofício fundamental para o armazenamento do vinho do Porto, em condições excecionais. De que país vieram experientes tanoeiros para ensinarem os fabricantes portugueses?

10 / 20

Pergunta 10 – A Companhia apoiou a criação de diversos serviços de utilidade pública (navios, armazéns, fábricas, entre muitos outros) e levou ainda a cabo várias obras públicas (estradas, pontes e paredões). Foi ainda responsável pela navegabilidade do Rio Douro, através da destruição de diversos obstáculos, como era o caso do Cachão da Valeira. Que tipo de obstáculo era este?

11 / 20

Pergunta 11 – A Real Companhia Velha criou a primeira escola de ensino superior público na cidade do Porto, a qual está na origem da atual Universidade do Porto. Qual era a sua designação:

12 / 20

Pergunta 12 – A Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro impulsionou a comercialização e o prestígio internacional do vinho do Porto, isto ao criar fortes laços com vários países, de diversos continentes. Em que cidade russa foi aberta ainda, no séc. XVIII, uma casa comercial portuguesa para assim fazer chegar o vinho do Porto à imperatriz?

13 / 20

Pergunta 13 – A Real Companhia Velha e a dinamização do comércio do vinho do Porto, elevaram a cidade do Porto tanto em termos de prestígio social como económico. No final do Séc. XVIII, qual a percentagem que representava o vinho do Porto, no âmbito das exportações nacionais?

14 / 20

Pergunta 14 – O Séc. XIX foi um século marcado por grandes dificuldades para toda a nação e para a própria Companhia. Quais foram os motivos?

15 / 20

Pergunta 15 – A segunda metade do Séc. XIX foi marcada pelo surgimento de diversas pragas que fustigaram as vinhas do Alto Douro. Sendo que a mais conhecida teve repercussões muito graves, destruindo uma grande área de vinhedo na região. Qual era o nome desta praga?

16 / 20

Pergunta 16 – A Real Companhia Velha torna-se uma empresa independente e de renome mundial, ainda que tenha perdido definitivamente todos os seus privilégios majestáticos no ano de …

17 / 20

Pergunta 17 – Não tendo o suporte da Companhia para regular a produção e comercialização do vinho do Porto, no início do Séc. XX, este vinho tinha perdido o seu prestígio. Contudo, qual era o nome de uma das figuras mais famosas na História do Vinho do Porto que se destacou pela defesa deste produto?

18 / 20

Pergunta 18 – A 1ª metade do Séc. XX ficou marcada pelas duas Grandes Guerras Mundiais. De que forma foi afetada a comercialização do vinho do Porto?

19 / 20

Pergunta 19 – A Real Companhia Velha moderniza-se e consolida-se no mercado nacional e internacional, quando Manuel da Silva Reis, após adquirir a maioria do capital da empresa, assume a sua direção, no ano de ….

20 / 20

Pergunta 20 – A Região Vinhateira do Alto Douro detém uma magnitude paisagística inigualável. Esta região estende-se por quantos quilómetros ao longo do vale do Douro?

Your score is

The average score is 55%

0%

Copyright Museu da 1ª Demarcação – Real Companhia Velha

© Ilustração: Maria Ferrand SAL Studio

COFINANCIADO POR