Peça do mês - Junho 2021
Todos os meses, o Museu da 1ª Demarcação destaca uma das peças da exposição permanente. Venha descobrir a peça do mês e fique a conhecer mais sobre a nossa História.
As máscaras de stencil eram moldes utilizados na marcação de caixas e pipas, através das quais, o vinho produzido pela Real Companhia Velha era transportado tanto para o mercado nacional, como internacional. Estes moldes, muito diversificados, referiam-se tanto à proveniência, como ao destino do vinho, ou ainda às qualidades que o caracterizavam. Neste caso, concreto a identificação “precioso” apela a um lote em concreto do tipo de vinho transportado, o que denota que este era considerado um produto valioso, não apenas para a Companhia mas também para o cliente a quem se destinava.
A coleção de máscaras de stencil, onde se inclui este exemplar, encontra-se patente no sexto núcleo da exposição permanente do Museu da 1ª Demarcação, a qual aborda os intercâmbios comerciais da Real Companhia Velha e a sua vocação enquanto marca exportadora de vinhos para os mais diversos destinos abrangendo os vários continentes e respetivos mercados.
Material
Metal recortado
Datação
S/ data
Coleção
Real Companhia Velha
Dimensões
A. 9,9 cm x C. 25,6 cm x L. 1 cm