Peça do mês - Dezembro 2022
Todos os meses, o Museu da 1ª Demarcação destaca uma das peças da exposição permanente. Venha descobrir a peça do mês e fique a conhecer mais sobre a nossa História.
“Este nobre Porto foi pacientemente envelhecido ao longo de 40 anos nas reputadas Caves da Real Companhia Velha, em Vila Nova de Gaia. Macio, elegante e com um bouquet inesquecível, o carácter excecional deste vinho é resultado do longo e cuidado envelhecimento em cascos selecionados de madeira de carvalho.”
Este exemplar é parte integrante do conjunto de garrafas históricas de vinho do Porto de várias épocas em exposição no sétimo núcleo da exposição permanente do Museu da 1ª Demarcação. Através dos objetos expostos o visitante perceciona a evolução gráfica dos rótulos, garrafas e também dos próprios vinhos produzidos pela Real Companhia Velha ao longo dos 260 anos de História.
A garrafa de Royal Oporto 40 anos Tawny é recente, tendo sido engarrafada em 2015. Ainda em linha com a restante gama Royal Oporto Tawny, esta garrafa apresenta um design muito especial. Este vinho de tonalidade âmbar, apresenta uma forte complexidade aromática, composta por notas de fruta passa e nuances de madeira.
Em termos de produção vinícola os lotes que compõem a média de 40 anos são “envelhecidos até à perfeição” nas melhores pipas de carvalho. Ainda, na sua técnica de produção, o vinho do Porto é obtido através da paragem da fermentação através da adição de aproximadamente 1/5 de aguardente vínica.
Material
Vidro, papel e cortiça
Datação
Engarrafada em 2015
Coleção
Real Companhia Velha
Dimensões
A. 24 cm x C. 13,5 cm x L. 10 cm x D. 2,5 cm