Peça do mês - Setembro 2019
Todos os meses, o Museu da 1ª Demarcação destaca uma das peças da exposição permanente. Venha descobrir a peça do mês e fique a conhecer mais sobre a nossa História.
“Eu el-Rei. Faço saber…que os principais lavradores de cima do Douro, e homens bons da cidade do Porto, nelas enunciados, fizeram e ordenaram com meu real consentimento, para formarem uma Companhia, que sustentando competentemente a cultura das vinhas do Alto Douro, conserve ao mesmo tempo as produções delas na sua pureza natural, em benefício do comércio nacional e estrangeiro”.
A 10 de Setembro de 1756, por Alvará Régio de El-Rei D. José I, sob os auspícios do seu Primeiro-Ministro, Sebastião José de Carvalho e Mello, Conde de Oeiras e Marquês de Pombal, foi instituída a Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto-Douro.
Sendo este, o mês em que se comemora o 263º aniversário da Real Companhia Velha, esta peça enquanto documento fundador da Companhia é representativa e marca o início do seu percurso histórico. Esta peça insere-se na narrativa do terceiro núcleo expositivo onde se apresenta a Real Companhia Velha enquanto instituição privilegiada e majestática (1756-1834), com as suas prerrogativas e privilégios.
Materiais
Papel e couro
Datação
10 de Setembro de 1756
Coleção
Real Companhia Velha
Dimensões
A. 35,2 x C. 23 x L. 1.7 cm