Peça do Mês

Máscara de Stencil “Amsterdam”

By 5 Setembro, 2019 No Comments

Peça do mês - Março 2020

Todos os meses, o Museu da 1ª Demarcação destaca uma das peças da exposição permanente. Venha descobrir a peça do mês e fique a conhecer mais sobre a nossa História.

Esta máscara de stencil era um molde utilizado pela Companhia para marcar caixas e pipas destinadas à exportação do vinho para Amesterdão. Desde 1780, o comércio do vinho do Porto realizado no Norte da Europa incluía também o Porto de Amesterdão. Pelo que ainda na atualidade, a Holanda mantém-se um mercado proeminente nessa área.

O alargado conjunto de stencils em exposição no sexto núcleo expositivo do Museu da 1ª Demarcação simboliza e demonstra, em conjunto com o mapa mundi, a expansão e a abrangência comercial da Real Companhia Velha por todo o Mundo.

Metal recortado

Datação